Inventário Extrajudicial ou Administrativo

A perda de um ente querido é um momento muito difícil para todos. Num primeiro momento, tudo que a família busca é a resolução mais rápida de todo o verdadeiro imbróglio decorrente desse triste evento como liberação de corpo, velório, funeral e todas as merecidas homenagens prestadas ao falecido.

Passada essa fase, vem outra, não menos importante e dolorosa: a fase da separação de todos os bens materiais deixados pelo de cujus e que rendem não somente o avivamento das memórias mais doces, como também a preocupação sobre o que fazer e como fazer para organizar a sucessão dos bens materiais deixados.

A Lei nº 11.441/07 autorizou a realização de inventários extrajudiciais e, consequentemente, exigiu alguns requisitos específicos para utilização de tal via, o que representou um notável avanço para a sociedade brasileira pela celeridade, eficácia e segurança jurídica em um momento tão delicado na vida de todos, trazendo também celeridade ao processo de sucessão.

É possível elaborar o inventário e determinar a partilha de bens em Cartório de Notas, desde que assessorado por um advogado legalmente habilitado, todas as partes estejam de acordo e não haja menores de idade entre os herdeiros.

Para isso, existe um prazo a cumprir por parte do inventariante nomeado para a partilha, sob pena de multa a ser atribuída pela Secretaria de Fazenda Pública do local onde será feita a partilha.

Somos um escritório especializado nessa área e podemos prestar essa consultoria de forma rápida e segura.

Faça sua consulta gratuita através do nosso número de WhatsApp. Com certeza podemos prestar um serviço de qualidade e ajudá-lo nesse momento delicado.

Posted in Uncategorized.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *